A França tem o melhord sistema de saúde do mundo?
Enquanto os Estados Unidos se esforçam para criar um sistema de saúde universal, muitos veem o sistema de saúde canadense como um modelo. Apenas alguns olharam para a França. Isso é um erro por pelo menos dois motivos.
Classificação da França em saúde.
Em primeiro lugar, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a França tem o melhor sistema de saúde do mundo. Foi amplamente divulgado que a OMS encontrou o sistema francês em primeiro lugar, o Canadá em 30 e os EUA em 37.
Cabe señalar aquí que las clasificaciones de la OMS en realidad contienen múltiples clasificaciones y los números generalmente citados son la clasificación basada en la medida que la OMS llama clasificación OP. Se dice que OP mide el "desempeño general" ajustado para reflejar el desempeño de un país en función de qué tan bien podría haberse desempeñado teóricamente. Al informar las clasificaciones de 1 para Francia, 30 para Canadá y 37 para los Estados Unidos, se utiliza la clasificación OP.
Por que o sistema francês se saiu tão bem nas classificações da OMS?
O sistema francês se destaca em 4 áreas:
- Oferece cobertura universal
- Tem prestadores de cuidados de saúde responsivos
- Os pacientes têm liberdade de escolha
- A saúde e longevidade da população
Sistema francês
devemos examinar mais de perto o sistema francês porque ele tem mais em comum com o sistema americano do que com o sistema canadense ou britânico.
Muitos americanos acreditam que o sistema francês é semelhante ao britânico. Não há nada mais longe da verdade ou mais ofensivo para os franceses.
Como nos Estados Unidos, o sistema francês é baseado em seguros públicos e privados. Além disso, como nos Estados Unidos, as pessoas geralmente obtêm seguro por meio de seu empregador. A diferença é que na França todos têm seguro saúde.
Todo residente legal da França tem acesso a cuidados médicos de acordo com a lei de cobertura universal chamada La Couverture maladie universelle.
plano de saúde
No sistema francês, o seguro saúde é o departamento de previdência social ou Sécurité Sociale.
O sistema é financiado principalmente por impostos sobre os salários dos trabalhadores. Um empregado na França pagará aproximadamente 21% de seu salário para financiar a Sécurité Sociale. Esses impostos representam aproximadamente 61% do custo de um plano de saúde.
O saldo do financiamento vem dos trabalhadores autônomos
Eles pagam mais do que trabalhadores assalariados e impostos indiretos sobre álcool e tabaco. Por fim, impostos adicionais incidem sobre outras receitas, tanto diretas quanto indiretas.
Os franceses compartilham a mesma aversão aos americanos por restrições à escolha do paciente. O sistema francês depende de médicos particulares autônomos, em vez de um serviço nacional de saúde ao estilo britânico.
Os franceses desprezam muito o sistema britânico, que eles chamam de "medicina socializada". Praticamente todos os médicos na França participam do seguro de saúde público do país, Sécurité Sociale.
olhar mais de perto as ideias francesas sobre a reforma do sistema de saúde
Sheila Guilloton é proprietária da Prestige Planners, agência de saúde especializada que oferece seguro médico e odontológico para empresas e pessoas físicas. Licenciada com todas as principais operadoras, ela aconselha e orienta os clientes sobre como selecionar a cobertura mais adequada.